Buscar
  • Abef Sinabef

ATENÇÃO // ABNT NBR 6484:2020 // SPT // PREENCHIMENTO DE FUROS // OBRIGATORIEDADE

ATENÇÃO


A ABEF comunica, mais uma vez, que, em 28/10/2020, a ABNT publicou a nova versão da NBR 6484:2020 – Solo – Sondagens de Simples Reconhecimentos com SPT – Método de Ensaio. Esta norma dispõe sobre o ensaio de SPT – Standart Penetration Test para obras de construção civil e serviços especiais de engenharia de fundações e geotecnia.


Dentre as principais novidades, a norma oferece um foco mais direcionado para os processos de ensaios mecanizados, altera o critério de paralisação e classificação da compacidade do solo e exige o preenchimento dos furos.


De fato, normalizou-se que o critério de paralisação das sondagens é de responsabilidade técnica da contratante ou de seu preposto e deve ser definido de acordo com as necessidades específicas do projeto. Na ausência do fornecimento do critério de paralisação por estes, deve-se observar o disposto no item 5.2.4.2 da norma.


No que concerne ao preenchimento do furo, passou a ser obrigatório e deve-se dar ao final da etapa dos serviços de sondagem, de acordo com o item 5.2.6. da norma.


A ABEF frisa que uma série de leis, bem como resoluções do CONFEA e decisões plenárias dos CREA’s obrigam à observação das normas da ABNT. Eventual descumprimento leva à responsabilização civil e, em certas circunstancias, criminal do dono da obra, das empresas executoras de serviços relacionados à mesma, bem como dos profissionais envolvidos.


DIRETORIA

0 visualização0 comentário

Associação Brasileira de Empresas de

Engenharia de Fundações e Geotecnia